educação

Quatro instituições de ensino superior oferecem vagas pelo Fies em Santa Maria

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O edital com as orientações sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2019 já está disponível para os interessados em obter financiamento para cursos de graduação no Ensino Superior. O programa financia cursos superiores em instituições de ensino privadas. Em Santa Maria, quatro instituições oferecem bolsas por meio do Fies (confira abaixo).

As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas entre os dias de 5 e 12 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do site. Tanto o cronograma desta edição quanto os procedimentos relativos ao processo seletivo estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU).

O total de vagas disponíveis por instituição e os cursos contemplados com esse benefício ainda não foram divulgados. Um edital específico com essas informações será publicado nos próximos dias pelo Ministério da Educação (MEC).

COMO PARTICIPAR
Para obter o financiamento pelo Fies, o candidato precisa ter renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por integrante e estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e com avaliação positiva do MEC. Os candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.

7 instituições de Santa Maria têm vagas para ingresso no extravestibular

No caso do Fies, os juros do financiamento são de zero por cento. O P-Fies, em contrapartida, possui juros variáveis e está voltado a pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos. Em ambos os casos, para concorrer a uma vaga, é necessário que o candidato tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Após a conclusão do curso, o estudante tem 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Não pode pedir o financiamento que é beneficiário de bolsa, integral ou parcial, do Programa Universidade para Todos (ProUni) em curso ou instituição de ensino diferentes dos da inscrição no Fies.

MENOR ADESÃO
Desde o ano passado, três das sete instituições privadas de Ensino Superior da cidade não aderem ao sistema. Segundo as respectivas direções, as atuais regras do Fies são inviáveis economicamente. Entre os aspectos destacados, estão o prazo ampliado para pagamento do saldo devedor, a taxa de juros e a ampliação da faixa de renda para os interessados no financiamento. Por outro lado, os contratos que já estão vigentes seguem sendo renovados até a conclusão do curso.

OS FINANCIAMENTOS OFERECIDOS

Faculdade de Direito de Santa Maria  

  • Oferece vagas pelo Fies, pelo ProUni e crédito próprio

Faculdade Metodista  

  • Oferece vagas pelo Fies e ProUni

Faculdade Integrada  

  • Oferece vagas pelo Fies

Sobresp  

  • Tem vagas pelo Fies e pelo crédito educacional CredIES

Universidade Franciscana  

  • Não tem vagas pelo Fies
  • Oferece bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e crédito próprio

Ulbra  

  • Não tem vagas pelo Fies
  • Oferece bolsas pelo ProUni, CredIES e crédito próprio

Faculdade Palotina  

  • Não oferece vagas pelo Fies
  • Possui bolsas pelo ProUni e crédito próprio

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Matrículas na rede pública de ensino terminam nesta semana Anterior

Matrículas na rede pública de ensino terminam nesta semana

Projeto social da UFSM ajuda jovens em vulnerabilidade social Próximo

Projeto social da UFSM ajuda jovens em vulnerabilidade social

Educação